ACESSE TAMBÉM:

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

TIPOS DE SUJEITO

SUJEITO SIMPLES: quando um sujeito possui apenas um núcleo.
As meninas do 7º ano farão uma apresentação de dança.
As meninas do 7º ano

SUJEITO COMPOSTO: quando um sujeito possui mais de um núcleo.
Meu pai, minha mãe, minha irmã e eu fomos à festa de formatura de minha prima.
Meu pai, minha mãe, minha irmã e eu

SUJEITO DESINENCIAL: quando o sujeito não aparece na oração, mas é possível descobri-lo pela terminação verbal ou por uma citação no contexto.
Comprei um presente para você.
Qual é o sujeito da oração?
EU
Ele aparece?
Não.
Como você sabe?
É possível identificar o sujeito da oração acima pela terminação verbal. Veja:
Comprei – 1ª pessoa do singular - EU

INDETERMINADO: quando não podemos determinar quem é o autor de uma ação.
Leia com atenção:
Roubaram o lanche do meu amigo.
Quem roubou o lanche do meu amigo?
Não sabemos.
É possível determinar quem praticou a ação de roubar?
Não.

O sujeito indeterminado se constrói de duas maneiras:
·         Verbo na 3ª pessoa do singular acompanhado do pronome SE:
Fala-se em aumento da carga horária em todas as escolas.
Precisa-se de doadores de sangue.
·         Verbo na 3ª pessoa do plural:
Procuraram pelos sobreviventes por dois dias.
Perguntaram por você ontem.


Oração sem sujeito: aquela em que a declaração expressa pelo predicado não é atribuída a nenhum ser. Nesse tipo de oração o verbo é impessoal.

Verbos impessoais (sempre usados na 3ª pessoa do singular, exceto verbo ser que pode ser usado no plural):
·         Os que indicam fenômenos da natureza;
No fim de semana choveu muito.

·         Verbo haver com sentido de existir;
Havia muitos inscritos para o cargo.

·         Verbos fazer, haver e ir indicando tempo decorrido;
Faz quarenta minutos / que estou esperando o ônibus.

·         Verbos ser e estar indicando tempo cronológico ou  meteorológico.
São dez horas.


Observe os verbos destacados nas orações abaixo:
Havia muitos inscritos para o cargo.
No fim de semana choveu muito.
Faz quarenta minutos / que estou esperando o ônibus.
Anunciei o meu carro / há dois meses.
São dez horas.
Está muito frio hoje.

Os verbos destacados não se referem a nenhum sujeito, são impessoais.

Um comentário: