ACESSE TAMBÉM:

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

EXERCÍCIOS - SUJEITO E PREDICADO

1. Observe a tirinha abaixo:

a) Na fala da paciente “No frio o meu tornozelo incha!”, identifique:
Sujeito 
Predicado 

a) Na fala do ratinho “Meias de lã são tão quentinhas!”, identifique:
Sujeito 
Predicado  

2. Observe as orações abaixo, identifique o sujeito e o verbo de cada uma delas, em seguida, e reescreva-as mudando o sujeito de posição em relação ao verbo:

a) Em meu jardim nascerão lindas rosas vermelhas nessa primavera.

b) Os aprovados e a classificação serão divulgados amanhã.

c) Na próxima semana, eu e meus amigos viajaremos para a Europa.

d) Trouxe flores para a festa a floricultura mais famosa da cidade.


3.   Identifique o sujeito e o predicado nas orações abaixo. Pinte de vermelho o sujeito e de amarelo o predicado:

a)      Os funcionários da empresa receberam um comunicado urgente.

b)      Todos os dias a cozinheira prepara um delicioso jantar para minha família.

c)      Serão premiados os alunos com maiores notas.

d)      Eu e meus amigos entregamos o trabalho ao professor.

e)      Vieram para minha festa quatro colegas de classe.


4Complete as orações a seguir e depois identifique a função sintática dos termos que você empregou:
    a)      ___________________________________ os alunos da minha sala.
                 (     ) Sujeito    (     ) Predicado

    b)      ____________________________________estão felizes hoje.
                 (     ) Sujeito    (     ) Predicado

    c)      Carlos e sua namorada ___________________________________.
                 (     ) Sujeito    (     ) Predicado

    d)      ________________________ estudamos para a prova.
                  (     ) Sujeito    (     ) Predicado

    e)      Preocupado com a situação ______________________ tomou uma atitude inesperada.
                  (     ) Sujeito    (     ) Predicado

Nenhum comentário:

Postar um comentário