ACESSE TAMBÉM:

quarta-feira, 15 de março de 2017

Depoimentos Pessoais

Você se lembra dos depoimentos pessoais que lemos em sala de aula?


Será que a Taylor riu?

“O maior mico da minha vida foi enquanto eu gravava o vídeo ‘You belong to me', da Taylor Swift. Tem aquele momento no clipe que estou jogando futebol americano e tenho de pegar a bola. Na primeira vez não consegui pegá-la e ainda levei o maior tombo, batendo com a cara no chão. Imagina que tinha um time inteiro de futebol e a torcida me olhando! Depois da milésima vez tentando pegar a bola, eu finalmente peguei. Fiquei tão feliz que fui comemorar e levei outro tombo com a cara no chão!”
Lucas Till. Micos. Atrevida Especial, São Paulo, n. 9, fev. 2011.

(Clipe citado no depoimento de Lucas Till)


Show elétrico!

“A maior vergonha que já passei foi durante um show. Eu estava tocando e um fã colocou a mão no meu braço, o que acabou gerando uma corrente elétrica por causa da eletricidade do baixo. Eu tomei um choque daqueles! Na hora, xinguei o fã de tudo quanto era nome, fiz por instinto, sem pensar. Mas depois expliquei o que aconteceu, me desculpei e ficou tudo bem! Desse show em diante passei a usar um amplificador para tocar, o que evita o risco de choque.”

Tavares, baixista da Fresno. Micos. Atrevida Especial, São Paulo, n. 9, fev. 2011.




(Tavares - ex-baixista da banda Fresno)


O melhor dos dois mundos


“Eu estava trocando de canal e tava passando o filme da Hannah Montana. E em várias vezes passa ela cantando aquela música ‘You get the beeeeeeest of both worlds'. E fiquei com a música na cabeça. Daí rolou um barulhão na avenida e eu fui olhar pela janela cantarolando a música. Foi então que olhei pra esquerda na janela e já fui cantarolando bem alto ‘You get the beeeeeeest of...', quando olhei pra direita, minha vizinha, também na janela com cara de azeitona e um sorrisinho, disse: ‘Pode continuar! É da Hannah, né?'. Morrendo de vergonha, fiz voz de roqueiro e falei: ‘Não, é uma do Marilyn Manson', e continuei cantando com uma voz bem grossa, no estilo heavy metal: ‘You get the beeeeeeeeeeest of...'. E bum, fechei a janela!”
Jorgebin, diagramador e ilustrador. Micos. Atrevida Especial, São Paulo, n. 9, fev. 2011.

(clipe da música citada no depoimento de Jorgebin)




Vamos recordar as características de um depoimento pessoal:


Um depoimento pessoal é um gênero textual em que:

  • conta-se um fato vivido pelo depoente (aquele que dá o depoimento);
  • é escrito em 1ª pessoa;
  • apresenta, desde o início, o fato a ser contado, onde quando o fato ocorreu;
  • utiliza-se os verbos no passado;
  • aparecem claramente as impressões pessoais do depoente (emoções e sentimentos vivenciados naquele momento);
  • para marcar a passagem do tempo, faz-se uso de palavras e expressões apropriadas ("quando eu era criança"; "desde a minha juventude"; "depois disso"; naquele momento"; "em seguida"; "na mesma hora"; "um dia")
Acesse os links abaixo e leia alguns depoimentos pessoais:




Você deve ter observado que alguns depoimentos estão bem escritos e outros nem tanto. Faça sua leitura de modo crítico, de forma que você possa aperfeiçoar a sua escrita.

2 comentários: