ACESSE TAMBÉM:

quinta-feira, 9 de março de 2017

Classes de palavras

As palavras da nossa língua se dividem em dez grupos:

Substantivos - Dá nome aos seres.
Ex: Guilherme comprou um estojo novo.
rapaz dedicou seu amor à moça.

Adjetivo - Qualifica os seres.
Ex: Rafael é um garoto sensível.
Assistimos à um espetáculo maravilhoso.

Verbo - Indica ação, estado ou fenômeno da  natureza.
Ex: Choveu a noite toda.
O garoto estava assustado.
A escola recebeu os novos computadores.

Artigo - Especifica ou generaliza o substantivo.
Ex; Eu quero um presente.
Eu quero presente.

Pronome - Acompanha ou substitui o substantivo.
Ele é um bom rapaz.
Aquela bolsa é minha.

Advérbio - Acrescenta ao texto uma ideia de tempo, modo, lugar, intensidade,etc.
Encontrei meu amigo na escola.
Lá estava ele.
Você é muito simpático.

Numeral - Indica quantidade, ordem.
O atleta ficou em primeiro lugar.
Ganhou cinco reais e ficou feliz.

Preposição - Serve para ligar termos.
Estou com fome.
Comi bolo de chocolate.

Conjunção - Serve para ligar orações.
Vá à praia, mas tome cuidado.

Interjeição - Expressa emoções, sentimentos.
Ai! Torci o pé.
Meu Deus! O que aconteceu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário