ACESSE TAMBÉM:

sábado, 1 de abril de 2017

Interpretação de texto - depoimento pessoal

 Leia os depoimentos pessoais abaixo e responda:
1. “Eu estava na escola e o professor mandou fazermos um trabalho de química. Formamos duplas e eu e minha amiga resolvemos fazer experiências com explosões, e fizemos aquela velha experiência de misturar refrigerante com balinha de menta! Para ficar mais legal, colocamos corante vermelho na bala. Treinamos em casa e deu tudo certo, mas quando fomos apresentar, explodiu tudo na nossa cara! Todo mundo riu muito, ficamos tingidas de vermelho, algumas pessoas de outras classes até vieram olhar e, para completar, o professor ainda fez de nossa desastrosa experiência o assunto da aula. Foi um king-kong!” 
R.L.A.
http://atrevidinha.uol.com.br/

a) Por que o depoimento foi relatado em primeira pessoa?
b) Em que tempo aparecem os verbos? Por quê?
c) Onde se passa o fato relatado? Justifique com um trecho do depoimento.
d) O que significa R.L.A. que aparece no fim do relato?  Explique.

2. “Estava no mercado com a minha avó e fui pegar algumas bolachas, enquanto ela pegava outras coisas. Enquanto estava indo para a prateleira, olhei para uma mulher muito parecida com ela e dei um abraço. Quando olhei para o rosto da pessoa, vi que não era a minha avó. Morri de vergonha, pedi desculpas e saí correndo o mais rápido que pude, olhando pra trás. Então, eu acabei batendo com o carrinho de outro homem e caí de cara no chão. Mico dois em um!”
N. A. H.
http://atrevidinha.uol.com.br/
a) Onde se passa o fato relatado? Justifique com um trecho do depoimento.
b) Quais as impressões pessoais do depoente diante do fato relatado? Justifique com um trecho do texto.

Consulte as respostas no link abaixo:


5 comentários: