ACESSE TAMBÉM:

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Tempos Verbais do Modo Indicativo


TEMPOS (DO INDICATIVO)
Os tempos verbais básicos são:
  • Presente;
  • Passado;
  • Futuro. 
      •PRESENTE: indica algo que ocorre no momento da fala ou um fato que acontece sempre. 
       Eu estou muito feliz hoje.
       Todos os dias João passeia com seu cachorrinho.
       

      •PASSADO: expressa um fato ocorrido antes do momento da fala. E pode ser:
  • Uma ação pontual, marcada no tempo:
Eu estudei para a prova ontem.
Leonardo assistiu ao filme comigo.

  • Uma ação que se prolonga no tempo, algo que costumava acontecer:
Minha irmã bebia leite puro quando era criança.
Você sempre  precisava do meu apoio.

  • Uma ação que ocorreu antes de outra também no passado.
Quando Lara chegou, a professora já começara a explicação.
Quando a mãe olhou, Laura já  guardara o celular.


FUTURO: expressa uma ação que ocorrerá depois do momento da fala. E pode ser:
  • Simplesmente uma ação futura:
Amanhã  será um dia cheio.
Nas próximas eleições elegerão um novo prefeito.

  • Uma ação futura que ocorreria se uma condição fosse atendida:
Nós participaríamos da competição se tivéssemos treinado.
Se você tivesse estudado mais, suas notas seriam melhores.

Obs.: Em breve, nomearemos cada tempo verbal do indicativo.

Um comentário: