ACESSE TAMBÉM:

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Polissemia

Você já sabe que uma mesma palavra pode assumir diferentes significados dependendo da situação em que for utilizada.

Veja as frases abaixo:

I. A vela do barco rasgou-se com o vento forte.

II. Acenda uma vela, acabou a luz!

III. A mãe vela pelo filho enquanto ele dorme.


A palavra VELA apareceu três vezes, em cada situação foi utilizada em uma acepção (significado) diferente. O que vai determinar o sentido da palavra é o contexto em que ela está sendo aplicada. Quando isso acontece, dizemos que se trata de uma palavra POLISSÊMICA.

Veja outros exemplos:

BARBEIRO

Meu avô era o melhor barbeiro da cidade.
Fui picado pelo bicho barbeiro.
Aquele motorista é barbeiro, quase bateu no meu carro.

EXTRATO

Fui ao mercado e comprei extrato de tomate para fazer um macarrão delicioso.
Quando tirei o extrato da minha conta, fiquei muito preocupada.

BANCO

O casal de namorados ficou o tempo todo no banco da praça.
Depositei todo o dinheiro no banco.

CONTA

Leia o problema e faça a conta para descobrir o resultado.
Não se intrometa, isso não é da sua conta!
Quem é honesto conta sempre a verdade.
Garçom! Traga a conta!
Abri uma conta no banco.

CARTEIRA

Minha carteira está cheia de dinheiro!
Rabisquei a carteira da sala de aula e fui para a diretoria.


             











SLIDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário